• Cover

Notícias

29/10/2020 10:10

Campanha de Preservação do Acervo apresenta os vírus que contaminam usuários de bibliotecas

O Sistema de Bibliotecas da UEFS lança hoje, dia 29 de outubro de 2020, a cartilha “Vírus que Contaminam Usuários de Bibliotecas”, como parte da Campanha de Preservação do Acervo. A cartilha faz uma analogia entre as infecções causadas por vírus e os comportamentos apresentados por alguns usuários de bibliotecas, que implicam na mutilação, subtração e monopolização do acervo, além de comportamentos que comprometem o acesso ao acervo em bibliotecas.

A publicação apresenta 12 vírus e seus sintomas, como o Rasurus, que faz o usuário infectado grifar o livro; e o Levum Capitulum, que faz o usuário arrancar páginas dos livros. Ao fim, é apresentada a vacina para todos esses vírus: a Usuarius Conscientis (usuário consciente).

A cartilha é uma releitura de duas outras produções: uma realizada pela Biblioteca Karl A. Boedecker (da Fundação Getúlio Vargas) e outra pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Goiás. Possui ilustrações de Álvaro Arthur Miranda, design de Alberth Lucena e está sendo disponibilizada em formato digital, na página do SISBI-UEFS, também pelo link: http://www.sisbi.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=99.




2020_Virus_que_Contaminam_Usuarios_de_Bibliotecas_Miniatura

Aguarde o carregamento do visualizador ou clique aqui para acessar a cartilha.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.