• Cover

Notícias

09/05/2022 13:05

Jovens nas eleições é o tema do novo episódio do “Fala aí, Julieta!”

O podcast oficial do SISBI UEFS, o “Fala aí, Julieta!”, neste mês de maio, traz um assunto inquietante. Trata-se da participação dos jovens nas eleições. Recentemente, tivemos o período de cadastramento de novos eleitores, e boa parte deles são pessoas que acabaram de completar 16 anos, idade mínima permitida para votar.

Dessa forma, o episódio vem contemplando perguntas que giram em torno da importância dos jovens no ato democrático de votar. Dados do mês de abril mostram que a busca pela emissão do título de eleitor, no Brasil, estava muito baixa. Na Bahia, cerca de 90% dos jovens de 16 e 17 anos não tinham feito o título, faltando apenas quatro dias para o encerramento do prazo.

Segundo o nosso entrevistado, Vinícius Rios, a pequena participação de jovens na eleição deve-se ao descrédito que eles têm na política, fato resultante do que é escutado em casa, do que é transmitido por grande parte da mídia, que mostra a trágica relação entre política e escândalos de corrupção, respingando na situação econômica do país e na esperança da população quanto ao futuro do Brasil. Além disso, o entrevistado acredita que o enfraquecimento dos grêmios escolares e dos movimentos estudantis também influenciou para o surgimento desse cenário. Vinícius Rios é discente, formando do curso de geografia da UEFS e, no bate-papo, aborda de forma clara e concisa o conteúdo deste episódio. No quadro Li e Recomendo, a indicação de leitura é da professora mestra Sônia Coutinho, que faz uma homenagem à escritora Lygia Fagundes Telles.

O podcast “Fala aí, Julieta!” é uma produção mensal do Sistema Integrado de Bibliotecas da UEFS. Ele é publicado na primeira terça-feira de cada mês e está disponível neste site e nas principais plataformas digitais de áudio. Ouça, curta, compartilhe!!!
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.