08/06/2022 14:06

Biblioteca Central da UEFS celebra aniversário de 46 anos

A Biblioteca Central da Universidade Estadual de Feira de Santana celebrou, na terça-feira (31/05), seu aniversário de 46 anos com confraternização entre os servidores e a realização de outras ações. Em breve discurso, a direção saudou os servidores presentes e parabenizou a equipe pela dedicação e pelo compromisso ao longo dos 46 anos de existência da Biblioteca Central (BC).

A expansão do ensino superior no interior da Bahia como estratégia de governo oficializa, em 31 de maio de 1976, a criação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A Biblioteca Central (BC) foi criada, nesse contexto, como órgão suplementar da Universidade e funcionou por 10 anos em local adaptado. Apenas em 1986, mudou-se para prédio próprio. Em 1994, passa a se chamar Biblioteca Central Julieta Carteado (BCJC), em homenagem póstuma à sua primeira diretora, a bibliotecária Julieta Carteado Monteiro Lopes.

Atualmente, a Biblioteca Central é uma unidade organizacional vinculada à Reitoria e responsável pelo planejamento e administração do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade, que é constituído pela BC e mais sete bibliotecas setoriais. A BC possui um acervo diversificado, composto de livros, folhetos, periódicos e material multimídia. Entre outros espaços, sua estrutura física conta com o Setor de Memória Institucional e Coleções Especiais, um auditório e um hall para exposição e apresentações culturais.

Para celebrar a data festiva, os servidores se confraternizaram com um café nos turnos matutino e noturno. Além disso, um painel decorativo foi instalado, no hall da Biblioteca, para que a comunidade tirasse fotos, e um post comemorativo foi publicado na rede social do SISBI UEFS.

Ainda em comemoração ao aniversário da BC, o projeto “Li e Recomendo” foi retomado. O objetivo desse projeto é compartilhar indicações de leitura de títulos que pertencem ao acervo do SISBI UEFS. Para participar, é necessário preencher o formulário online (https://forms.gle/z4a1cQSUhV28gPJC7) com uma breve recomendação de leitura.

As comunidades acadêmica e externa podem utilizar os serviços oferecidos pela BC, das 7h às 22h45, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, acesse o site sisbi.uefs.br ou entre em contato (e-mail: bcuefs@uefs.br e telefone: (75) 3161-8004.