• Cover

Notícias

09/06/2022 09:06

O Fala aí Julieta ressalta a luta dos povos indígenas

No episódio de junho, o podcast oficial do Sistema Integrado de Bibliotecas da UEFS, “Fala aí, Julieta!”, aborda um tema bastante atual, que demanda a nossa atenção: a luta dos povos indígenas.

A escolha desse tema surgiu da necessidade de divulgar e esclarecer para os nossos ouvintes o que vem acontecendo com os povos originários do Brasil. Notícias sobre devastações de áreas indígenas, desaparecimentos de aldeias e graves violações aos direitos desses povos são recorrentes.

Nesse contexto, a professora do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da UEFS, Patrícia Navarro de Almeida Couto, fala sobre a situação atual dos povos indígenas, menciona um Projeto de Lei relativo aos Yanomami e traz outras informações.

Segundo a nossa entrevistada, há, no Brasil, 256 povos indígenas, falantes de mais de 150 línguas, distribuídos em áreas que totalizam pouco mais de 700 terras indígenas. Contudo, embora seja um direito assegurado pela constituição, essas terras não estão regulamentadas pelo Governo Federal. Assim, os povos indígenas lutam para que esse direito não fique só no papel.

No quadro Li e Recomendo, contamos com a participação de Jaciene de Andrade Santos, mestra em estudos literários pela UEFS, cuja indicação de leitura traz um célebre autor.

Com uma produção mensal do Sistema Integrado de Bibliotecas da UEFS, o “Fala aí, Julieta!” é publicado na primeira terça-feira de cada mês e está disponível neste site e nas principais plataformas digitais de áudio. Ouça, curta, compartilhe!!!
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.