05/10/2022 09:10

Exposição homenageia a professora Ana Angélica

Acontece no hall da Biblioteca Central Julieta Carteado, até 19 de outubro de 2022, a segunda edição da exposição em homenagem à professora Ana Angélica Vergne de Morais. A primeira ocorreu no SESC e fez parte da programação da 15ª edição da Feira do Livro - Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), ano 2022.

A professora Ana Angélica Vergne de Morais foi professora do Departamento de Letras e Artes da UEFS e integrou a equipe fundadora da Universidade Estadual de Feira de Santana, atuando com entusiasmo e compromisso na promoção da Educação, do Livro e da Leitura. Sua prática ultrapassou as salas de aula, participando de diversos projetos na Universidade, a exemplo da Flifs, da qual foi membro da comissão organizadora desde o primeiro ano.

A exposição, composta por fotos, livros, objetos, painéis, prêmios e placas, retrata parte da trajetória de vida e do legado da professora. Os itens da exposição pertencem ao acervo particular da família da professora Ana Angélica, e a curadoria é de responsabilidade da servidora Cristiana Barbosa.

A abertura da exposição, em 15 de setembro, contou com a presença do reitor, professor Evandro do Nascimento Silva, da vice-reitora Amali de Angelis Mussi, da pró-reitora de extensão Rita de Cássia Brêda, da nora da homenageada, a servidora Sandra Vergne de Morais, e de professores, funcionários e estudantes. Abrilhantou o evento o poeta e cordelista Domingos Santeiro, que declamou o cordel Retratos do Sertão, de Patativa do Assaré. A exposição está aberta à visitação do público até o dia 19 de outubro, das 7h às 22h45.

A professora Ana Angélica faleceu em janeiro deste ano.