07/10/2022 10:10

Participe da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2022!

Outubro é o mês para celebrar o livro, a biblioteca e o encontro do leitor com a leitura! Essa é a proposta do Sistema Integrado de Bibliotecas da UEFS – SISBI UEFS ao promover a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca - SNLB.

Este ano, o tema central da SNLB é “O papel das bibliotecas na agenda 2030 da ONU”, alinhado com a agenda da Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas - IFLA. Nesta edição, a personalidade homenageada será Maria Firmina dos Reis, escritora negra, considerada a primeira romancista brasileira com a publicação do romance Úrsula. Este ano é comemorado o bicentenário de seu nascimento.

A programação da SNLB, planejada para acontecer na Biblioteca Central Julieta Carteado – BCJC e na Biblioteca Setorial Monteiro Lobato – BSML, está bastante diversificada. As atividades incluem exposições, cursos, palestras, debates, visitas de escolas, contações de histórias e apresentações artísticas e têm como objetivo alcançar as comunidades interna e externa.

Durante a SNLB, será relançado o Projeto de Extensão Parada da Leitura, que consiste na disponibilização de pontos leitura na UEFS. Também acontecerá mais uma edição do “Esqueça um livro”, ação na qual a comunidade universitária é convidada a “esquecer” livros pelo campus, espalhando leitura.

Finalmente, haverá uma ação solidária de arrecadação de um quilo de alimento não perecível (exceto sal) durante a Semana. Os alimentos arrecadados serão doados a uma instituição de assistência social de Feira de Santana. Se puder colaborar, basta entregar a sua doação na BCJC, Seção de Referência.

A SNLB acontece de 24 a 27 de outubro.

Confira a programação!